Educação em valores: aliança entre a escola e a família = Education in values: alliance between school and family

Suzane Schmidlin Lohr, Rosangela Seguro da Silva

Resumo


O processo civilizatório ensina a criança a ser empática, o que a leva a sensibilizar-se com a dor e necessidades alheias. Quando a criança atinge tal grau de desenvolvimento, para avaliar se algo é certo ou errado e agir sob controle do que define como certo, ela consegue pensar no que faz bem aos outros. A abordagem comportamental concebe que o desenvolvimento moral é decorrente da interação da criança com as pessoas que fazem parte do seu convívio social. Adultos (pais, professores) auxiliam a criança a desenvolver avaliação do que é certo ou errado, de acordo com o que a cultura da qual ela faz parte aprova ou reprova. Relataremos um projeto desenvolvido em uma escola publica do sul do Brasil, visando estimular o desenvolvimento de valores na escola. Os resultados atingidos mostram que ao estimular o desenvolvimento moral ocorreu incentivo à paz no contexto escolar. Os estudantes trabalharam com um material denominado abecedário das virtudes e elaboraram um manual que denominaram de Manual do Bem Viver.

 

The civilizing process teaches children to be empathetic, which leads him/her to sympathize with the sorrows and needs of others. When the child reaches such development level, to evaluate whether something is right or wrong and to act under the control of what he/she defines as right, the child can think in what does good to others. The behavioral approach conceives that moral development is the result of the child's interaction with the people who are part of his/her social life. Adult educators (parents, teachers) help the children to distinguish what is right or wrong according the culture that they are part. We will report a project which was developed in a state school in southern Brazil. We aim to stimulate the development of values in school. The results show that there was incentive for peace in the school context, by stimulating moral development. Students worked with a material called ABCs of virtues and they elaborated a manual called the Well Living Guide.

 

 

Palavras-chave / Keywords

Valores na educação, Educação para a paz,Desenvolvimento moral,Intervenção comportamental, Educação da criança.

Values in education, Education for peace, Moral development, Behavioral intervention, Education of the child.


Texto Completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Fundação Minerva - Cultura - Ensino e Investigação Científica / Universidades Lusíada, 2004-2019
Serviços de Informação, Documentação e Internet
Rua da Junqueira, 188-198 | 1349-001 Lisboa | Tel. +351 213 611 561 | Fax +351 213 638 307 | E-mail: mediateca@lis.ulusiada.pt