A comunicação entre pais e filhos pré-adolescentes = Communication between parents and pre adolescents

Lídia Suzana Rocha de Macedo, Tania Mara Sperb

Resumo


A comunicação entre pais e filhos modifica-se durante o ciclo de vida familiar. A pré-adolescência, em razão de novas aquisições cognitivas e do domínio das habilidades narrativas, introduz mudanças na comunicação familiar. Esse estudo investiga a comunicação em 189 famílias de classe média com um filho pré-adolescente (10 a 13 anos). Um dos genitores e o pré-adolescente responderam um questionário sobre comunicação familiar. Os resultados mostram que os genitores costumam compartilhar suas experiências pessoais, privilegiam resolver problemas ao conversar sobre as experiências negativas dos filhos, e costumam reforçar a autoestima do pré-adolescente quando em experiências positivas. Quanto aos pré-adolescentes, a maioria costuma compartilhar suas experiências em casa e a idade, mas não o gênero, influencia esse hábito; as emoções positivas os conduzem mais a conversar do que as negativas; e a escolha de uma parceria para conversar é influenciada pela emoção envolvida na experiência e pela idade e gênero do pré-adolescente.

 

This study investigates communication in middle class families (n=189) with pre-adolescents (10 to 13 years old). One of the parents and the pre-adolescent answered a questionnaire on family communication. The results show parents as commonly sharing their own experiences, favoring problem solutions when talking about their children’s negative experiences, and reinforcing the pre-adolescent’s self-esteem while sharing positive experiences. As to the pre-adolescents, they most usually share their own experiences at home, and age but gender does not influence this habit; positive emotions lead them to talk more than the negative; and the partner choice for talking is influenced by the emotion involved in the experience and by the preadolescent’s age and gender.

 

Palavras-chave / Keywords

Comunicação, Interação familiar, Pré-adolescência, Emoções, Narrativas.

Communication, Family interaction, Preadolescence, Emotions, Narratives.


Texto Completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Fundação Minerva - Cultura - Ensino e Investigação Científica / Universidades Lusíada, 2004-2017
Serviços de Informação, Documentação e Internet
Rua da Junqueira, 188-198 | 1349-001 Lisboa | Tel. +351 213 611 617 | Fax +351 213 622 955 | E-mail: mediateca@lis.ulusiada.pt