A perceção dos jovens do 3o ciclo e secundário sobre as emoções durante o primeiro e segundo período escolar = The perception of youngsters of the 3rd and secondary cycle on emotions during the first and second school period

Carolina Serrão, Daniela Domingos, Joana Bagarrão, Joana Carrilho, Natália Silva

Resumo


As emoções são parte importante daquilo que somos e de como lidamos com todas as vivências diárias. Este aspeto, nos jovens, é algo que precisa de ser estudado mais aprofundadamente, principalmente neste período de pandemia. O objetivo deste estudo é analisar a perceção dos jovens do 3° ciclo e secundário sobre as emoções durante o 1o período (com aulas presenciais) e o 2o período (com aulas presenciais e online). Neste estudo qualitativo, aplicaram-se a Escala de Dificuldades na Regulação Emocional (EDRE-18) e a Escala de Afetos Positivos e Afetos Negativos (PANAS-20), através de um questionário online. A amostra (n=208) é constituída por jovens que frequentam do 7o ao 12o ano, tentando descobrir que diferenças emocionais e de regulação emocional se registaram nos dois períodos do ano letivo 2020/2021. Os dados foram analisados através do software SPSS. Em relação à EDRE-18, verificou- se um aumento na média dos resultados do 1o período para o 2o, revelando que os jovens sentiram mais dificuldades ao nível da regulação emocional. Na PANAS-20, verificou-se uma diminuição na média dos resultados do 1o período para o 2o, querendo isto dizer que os jovens experienciaram mais emoções de caráter negativo. Também foi possível verificar que houve um aumento das dificuldades de regulação emocional e das emoções negativas com o aumento do ano de escolaridade. Embora não muito significativas, foi possível observar mudanças para a negativa do 1o para o 2 período, ao nível da regulação emocional e das emoções.


Emotions are an important part of who we are and how we deal with all daily experiences. This aspect, in youngsters, is something that needs to be studied further, especially in this period of pandemic. The aim of this study is to analyze the perception of youngsters in the 3rd and secondary cycles about emotions during the 1st period (with presential classes) and the 2nd period (with presential and online classes). In this qualitative study, the Difficulties in Emotional Regulation Scale (DERS-18) and the Positive and Negative Affect Schedule (PANAS- 20) were applied, through an online questionnaire. The sample (n = 208) is made up of youngsters who attend from the 7th to the 12th grade, trying to find out what emotional and emotional regulation differences were registered in the two periods of the academic year 2020/2021. The data were analyzed using the SPSS software. In DERS-18, there was an increase in the average of the results from the 1st period to the 2nd, revealing that youngsters experienced more difficulties in terms of emotional regulation. In PANAS-20, there was a decrease in the average of results from the 1st period to the 2nd, meaning that youngsters experienced more negative emotions. It was also possible to verify that there was an increase in the difficulties of emotional regulation and negative emotions with the increase in the school year. Although not very significant, it was possible to verify changes to the negative from the 1st to the 2nd period, in terms of emotional regulation and emotions.


Palavras-chave / Keywords:

Regulação emocional, Emoções, Jovens, COVID-19.

Emotional regulation, Emotions, Youngsters, COVID-19.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Fundação Minerva - Cultura - Ensino e Investigação Científica / Universidades Lusíada, 2004-2019
Serviços de Informação, Documentação e Internet
Rua da Junqueira, 188-198 | 1349-001 Lisboa | Tel. +351 213 611 561 | Fax +351 213 638 307 | E-mail: mediateca@lis.ulusiada.pt