Estudo de caso: intervenção multidisciplinar em autismo na promoção da interação e da comunicação = Study Case: Multidisciplinary intervention in autism to promote interaction and communication

Arizla Moraes, Mariana Guerreiro, Cláudia Bandeira de Lima, Susana Jimenez, Túlia Cabrita

Resumo


O Autismo é uma perturbação Global do Neurodesenvolvimento, que afeta diversas áreas do desenvolvimento, nomeadamente, a comunicação, interação social, padrões restritos e repetitivos do comportamento e de interesses, necessitando de terapias intensivas para estimular e adquirir competências. Neste trabalho é abordado a Intervenção Multisciplinar, que consiste numa intervenção de diversos profissionais independentes, com o objetivo de responder às necessidades do cliente apoiando os objetivos do plano de intervenção em conjunto, neste caso a Musicoterapia e a Psicologia. A coterapia neste contexto realizou-se com a atuação de dois terapeutas na sessão, para a implementação do PECS (Picture Exchange Communication System). Apresentamos um Estudo de Caso de uma criança de três anos com Autismo, e de que forma a intervenção Multidiscplinar (Psicologia aleada à Musicoterapia) pode fomentar o progresso da criança na estimulação da Comunicação e da Interação. Foram realizadas 42 sessões (2x por semana psicologia (28), parte das sessões em coterapia e 1x por semana musicoterapia (14)). Vefirificou-se melhorias na interação, nomeadamente no contacto ocular e nas respostas à iniciativa do outro. Relativamente à comunicação, aumentou a verbalização espontânea, imitação de sons associados a objetos e ao quotidiano como também o vocabulário. Conclui-se que a coterapia e a Multidisciplinariedade foi importante para o desenvolvimento da interação e da comunicação, especificamente para o aumento do vocabulário, desse modo as terapias acabam por complementar-se mutuamente.


Autism is a Global Neurodevelopmental Disorder, which affects several areas of development, namely, communication, social interaction, restricted and repetitive patterns of behavior and interests, requiring intensive therapies to stimulate and acquire skills. In this work,we will Multidisciplinary Intervention, which consists of an intervention by several independent professionals, with the objective of responding to the client's needs, supporting the objectives of the joint intervention plan, in this case Music Therapy and Psychology. Coterapia in this context took place with the performance of two therapists in the session, for the implementation of the PECS (Picture Exchange Communication System). We present a case study of a three year old child with Autism, and how the Multidisciplinary intervention (articulated Psychology with Music Therapy) can promote the child's progress in stimulating Communication and Interaction. 42 sessions were held (2x per week psychology, part of co-therapy sessions and 1x music therapy week). We observed there are Improvements in interaction, namely in eye contact and in responses to the initiative of the other.
Regarding communication, increased spontaneous verbalization, imitation of sounds associated with objects and everyday life as well as vocabulary. It is concluded that co-therapy and Multidisciplinarity was important for the development of interaction and communication, specifically for the increase of vocabulary, so therapies are complementing each other.


Palavras-chave / Keywords:

Autismo, Psicoterapia, Musicoterapia, Multidisciplinariedade, Coterapia.

Autism, Psychotherapy, Music Therapy, Multidisciplinarity, Co-therapy.


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