Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção: estratégias de intervenção folheto informativo para pais/cuidadores = Hyperactivity Disorder and Attention Deficit: Intervention Strategies Information leaflet for parents/caregivers

Joana Rogério, Cláudia Bandeira de Lima, Túlia Cabrita

Resumo


A Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA), que pode ter causas temperamentais/comportamentais, ambientais ou genéticas, faz parte de um conjunto de perturbações do neurodesenvolvimento que tem como referência a díade de sintomas hiperatividade/impulsividade e desatenção, de acordo com o DSM5. Esta perturbação compromete a atuação diária da criança, o seu desenvolvimento psicossocial, cognitivo e académico. Para além disso compromete também a dinâmica familiar e a qualidade de vida daqueles que a rodeiam. Existem várias formas intervir com a criança em casa nomeadamente através de estratégias de comunicação, civilização e assertivas e ainda através de atividades lúdicas. O principal objetivo deste trabalho é construir um folheto informativo para compreender e caracterizar a melhor forma de informar e auxiliar os pais/cuidadores de crianças com PHDA a saber mais sobre a doença. Este folheto aborda o impacto da PHDA tanto na vida da criança, como na dinâmica familiar e quais as melhores estratégias a adotar em casa, assim como estratégias para o confinamento pela COVID-19. O método utilizado foi a pesquisa bibliográfica através da plataforma b-on. Conclui-se, através da literatura, que o folheto informativo e educativo é um bom instrumento para aquisição de conhecimento, sendo que a maioria da informação que é prestada no contexto de saúde é normalmente apresentada num formato complexo e por isso, o folheto ajuda a que haja uma melhor, mais simples e mais rápida informatização, capaz de chegar a todos, independentemente das suas habilitações literárias.


Hyperactivity Disorder and Attention Deficit Disorder (ADHD), which can have temperamental/behavioral, environmental or genetic causes, is part of a set of neurodevelopmental disorders that refer to the dyad of symptoms of hyperactivity/impulsivity and inattention, according to the DSM5. ADHD compromises the child's daily performance, psychosocial, cognitive and academic development. It also compromises the family dynamics and the quality of life of those around it. There are several ways to intervene with the child at home, namely through communication, civilization and assertive strategies and even through playful activities. The main objective of this work is to build an information leaflet to understand and characterize the best way to inform and help parents/caregivers of children with ADHD to learn more about the disease. This leaflet addresses the impact of ADHD both on the child's life and on family dynamics and what are the best strategies to adopt at home, as well as strategies for confinement by COVID-19. The method used was bibliographic research through the b-on platform. It is concluded, through the literature, that the informative and educational leaflet is a good instrument for knowledge acquisition, being that the majority of the information that is provided in the health context is usually presented in a complex format and, therefore, the leaflet helps to that there is a better, simpler and faster computerization, able to reach everyone, regardless of their academic qualifications.


Palavras-chave / Keywords:

PHDA, Perturbação de hiperatividade, Défice de atenção, Intervenção, Folheto informativo.

ADHD, Hyperactivity disorder, Attention deficit, Intervention, Information leaflet.


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