Pensar as emoções na avaliação psicológica de uma criança na entrada da latência = Thinking the emotions in a child’s psychological assessment at the onset of latency

Sabrina Gomes e Sousa, Ana Silva, Isabel Duarte

Resumo


A avaliação psicológica é uma ferramenta essencial para a compreensão do funcionamento psíquico durante a infância. O desenho é um meio importante para o acesso ao mundo interno da criança, através do qual é possível identificarmos as suas emoções e as diferentes etapas do seu desenvolvimento psicoafetivo. Maria, 7 anos, vem à consulta de psicologia com uma problemática de cariz depressivo. Desde logo que os seus desenhos são reveladores das suas emoções, nomeadamente da tristeza que se contrapõem à alegria, numa explosão de cores e de símbolos. A relação terapêutica dá lugar ao aparecimento do medo, uma emoção altamente inquietante a ser pensada e transformada. Através do desenho foi possível aceder às emoções que se encontravam na base da problemática da Maria, permitindo o seu trabalho clínico, assim como a remissão dos seus sintomas e o melhor ajuste da curiosidade e do pensamento ao momento psicoafetivo do seu desenvolvimento, a entrada na latência.


Psychological assessment is an essential tool for understanding psychic functioning during childhood. Drawing is an important means for accessing the child’s internal world, through which it is possible to identify the child’s emotions and the different stages of their psycho-affective development. Maria, 7 years old, comes to the psychology consultation manifesting a depressive symptomatology. From the outset, her drawings reveal her emotions, namely the sadness that is opposed to joy, in an explosion of colors and symbols. The therapeutic relationship allowed her to show the emotion of fear, a highly unsettling emotion to be thought about and transformed. Through her drawings, it was possible to access the emotions that were at the base of Maria’s problem, allowing the clinical work, as well as the remission of her symptoms and the best adjustment of curiosity and thinking to the psycho-affective moment of her development, the entry into latency.


Palavras-chave / Keywords:

Avaliação, Emoções, Desenho, Criança.

Assessment, Emotions, Drawing, Child.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Fundação Minerva - Cultura - Ensino e Investigação Científica / Universidades Lusíada, 2004-2019
Serviços de Informação, Documentação e Internet
Rua da Junqueira, 188-198 | 1349-001 Lisboa | Tel. +351 213 611 561 | Fax +351 213 638 307 | E-mail: mediateca@lis.ulusiada.pt