O eu e o nós das emoções: um programa de promoção de competências socioemocionais em crianças no contexto escolar = The Me and the Us of Emotions: A program to promote socio-emotional skills for children in school

Ana Xavier, Paula Vagos, Lara Palmeira, Sofia Mendes, Vanessa Rocha, Sónia Pereira, Marta Tavares, Paulo Menezes, Bruno Patrão, Rui Silva

Resumo


A literatura reconhece a importância de desenvolver esforços para promover as competências socioemocionais em contexto escolar, enquanto variável preditora da saúde mental, bem-estar e sucesso académico. O objetivo deste trabalho é apresentar o desenvolvimento de um programa de promoção de competências socioemocionais para crianças do 3o e 4o ano de escolaridade, integrado nas Academias Gulbenkian Conhecimento 2020. Este programa é constituído por 10 sessões em grupo incluídas no currículo escolar. Os objetivos gerais são: (i) promover o autoconhecimento, através da capacidade de identificação e expressão das emoções; (ii) treinar estratégias de autorregulação emocional focadas na tranquilização e compaixão; encorajar comportamentos de cooperação e conexão social. A promoção destas competências é auxiliada com recurso a tecnologias digitais (e.g., jogos interativos). Pretende-se ainda apresentar o design experimental deste estudo e as medidas de avaliação de eficácia, com base na perspetiva multi-informadores (crianças, pais e professores). Com a implementação do programa espera-se, nas crianças, um aumento nas competências de controlo emocional, empatia e cooperação, bem como uma perceção do clima emocional em sala de aula mais tranquilo e seguro. Espera-se ainda melhorias na perceção, por parte dos pais e professores, acerca das competências socioemocionais das crianças. Pretende-se promover o bem-estar psicológico das crianças e, de forma mais ampla, um ambiente mais positivo e compassivo nas escolas.


The literature recognizes the importance of efforts to promote socio-emotional skills in the school context due to its predictive role on mental health, well-being and academic success. This study aims to present the development of a program to promote socioemotional skills for children in the 3rd and 4th grade, integrated in the Gulbenkian Academies of Knowledge 2020. This program consists of 10 group sessions included in the school curriculum. The specific objectives are to promote the capacity for emotion recognition; to teach emotional self-regulation strategies focused on reassurance and compassion; to encourage behaviors of social connection and cooperation. Digital technologies (e.g., interactive games) are complementary used to promote these skills. It is also intended to present the experimental design and the efficacy measures, based on the multi-informant perspective (children, parents and teachers). It is expected that the children show improved emotional regulation skills, as well as increased cooperation, empathy, and compassionate actions towards themselves and others reported by themselves, their parents, and teachers. This will contribute to foster childrens' psychological well- being and more broadly a more positive and compassionate environment at schools.


Palavras-chave / Keywords:

Competências socioemocionais, Crianças, Contexto escolar, Clima emocional.

Social-emotional skills, Children, School setting, Emotional climate.


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