PROMEHS – promover a saúde mental nas escolas = PROMEHS – Promoting mental health at schools

Celeste Simões, Paula Lebre, Lúcia Canha, Margarida Santos, Anabela Santos, Ana Marta Félix, Dória Santos, Camélia Murgo, Margarida Gaspar de Matos

Resumo


Atualmente, a Saúde Mental tem vindo a deter maior atenção dado o seu impacto no bem-estar desde idades precoces, e pelo facto de cada vez ser mais evidente o aumento da incidência de problemas de saúde mental nas crianças e adolescentes. O PROMEHS é um Projeto Erasmus + Ação-Chave 3, cofinanciado pela Comissão Europeia (2019 – 2022), que pretende desenvolver, implementar e avaliar um currículo para a promoção da saúde mental nas escolas, fazendo a ponte entre programas escolares baseados em evidências e instituições de educação, promovendo políticas inovadoras ao encorajar a cooperação entre entidades públicas nacionais e internacionais e instituições em toda a Europa. Este projeto é o primeiro currículo de saúde mental a ser desenvolvido em colaboração com investigadores, decisores políticos e instituições científicas de 20 Instituições de sete países Europeus, nomeadamente, Itália, Croácia, Grécia, Letónia, Malta, Portugal e Roménia. Este estudo irá ser desenvolvido com alunos do ensino pré-escolar, básico e secundário, respetivos pais e professores. A conceção do projeto inclui condições de pré e pós-teste, delimitadas por um período de cinco meses de implementação do currículo, com grupos experimental e em espera. As conclusões e os resultados obtidos irão servir de base para as políticas educacionais nacionais dos Estados Membros sobre a promoção da saúde mental na escola.


Nowadays, Mental Health has been detaining more attention regarding its impact on wellbeing since premature ages, and for the fact that now it is more evident the increase of mental health problems in children and adolescents. PROMEHS is an Erasmus + Project, Key-Action 3, cofounded by the European Commission (2019-2022), with the purpose to develop, implement and evaluate a curriculum for the promotion of mental health at schools, linking school-based programs and education institutions, promoting innovative politics, by encouraging a cooperation between national and international public entities and institutions from all Europe. This project is the first mental health curriculum to be developed in collaboration with investigators, stakeholders and scientific institutions from 20 Institutions from seven European Countries (Italy, Croatia, Greece, Latvia, Malta, Portugal and Romania).This study will be developed with students from kindergarten to high-school and respective parents and teachers. The conception of the project includes a pre and post-test spaced out by a period and five months of the implementation of the curriculum, with experimental and control groups. The results and conclusions will serve as a base for the educational politics of the Members States about the promotion of mental health at school.


Palavras-chave / Keywords:

Competências socioemocionais, Resiliência, Prevenção, Problemas de comportamento, PROMEHS.

Socioemotional skills, Resilience, Prevention, Behavioural problemas, PROMEHS.


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